Serious Games

• JOGOS EMPRESARIAIS / JOGOS PEDAGÓGICOS

Um "jogo sério" - tradução literal do inglês "serious game", é um software desenvolvido através dos princípios do desenho de jogo interativo, com o objetivo de transmitir um conteúdo educativo.

Montados sob medida, são usados para fixação de conteúdo, avaliações, seleção e treinamento. Ajudam a avaliar o raciocínio lógico, conhecimentos da área, formação geral e criatividade.

Alguns tipos de serious games e seus objetivos:

Edutainment - O Edutainment tipicamente tenta instruir ou socializar sua audiência passando-se lições através de formas familiares de entretenimento.
Aprendizagem - Esses jogos possuem objetivos de aprendizado. Geralmente eles são criados para equilibrar o assunto com a jogabilidade e a habilidade do jogador de reter e aplicar parte do assunto no mundo real.
Notícias - Jogos jornalísticos que reportam eventos recentes ou enviam comentários editoriais sobre o evento.
Simulação - Jogos que simulam atividades da vida real, com objetivo de representar a realidade o mais exato possível.
Jogos persuasivos - esses jogos são usados como tecnologia de persuasão.
Dinâmica organizacional - Jogos que ensinam e refletem sobre questões de dinâmica organizacional, em três níveis: comportamento individual, dinâmica de grupo e rede, e dinâmica cultural.
Jogos para saúde - são jogos para treinamento médico, educação de saúde, terapia psicológica, ou jogos que usam rehabilitação física ou cognitiva.
Jogos de arte - jogos usados para expressar ideias artísticas ou arte produzida por meio de jogos eletrônicos.
Militainment - jogos bancados por militares ou que replicam operações militares com um alto grau de precisão.


• GAMEFICATION

Muito utilizado em todo tipo redes sociais incluindo o Social Business, gamification é a estratégia de interação entre pessoas e empresas com base no oferecimento de incentivos que estimulem o engajamento do público com as marcas de maneira lúdica.

Na prática, as empresas oferecem recompensas a participantes que realizam tarefas pré-determinadas, voltadas para a recomendação, a divulgação, a avaliação ou a captação de novos clientes para a marca.

A mecânica envolve a definição de tarefas que estejam de acordo com o objetivo da empresa, a criação de regras e a aplicação de sistemas de monitoramento. As recompensas pelas interações dos usuários podem variar desde incentivos virtuais, como medalhas (ou "badges", como é mais usual), até prêmios físicos.

A vantagem do modelo é que ele instiga duas fortes características do ser humano: a cooperação e a competitividade.